Fórum discute o futuro do Judiciário Paranaense

Cidadania plena no âmbito do Poder Judiciário: eficiência, modernização e transparência foi tema do 1º Fórum realizado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) na terça-feira (4/11), no Espaço Hípica, em Curitiba.

O encontro foi uma das etapas do diagnóstico institucional para o desenvolvimento do Planejamento Estratégico do Poder Judiciário 2015-2020 e reuniu cerca de duzentas pessoas, entre representantes da sociedade civil, magistrados e servidores do TJPR.

Por meio de uma vivência colaborativa e apreciativa os grupos geraram, após seguir os vários passos indicados pela metodologia, propostas de ações que subsidiarão o planejamento estratégico do Poder Judiciário paranaense, e a busca de mudanças positivas para melhorar a qualidade da prestação jurisdicional em nosso estado.

Compuseram a mesa de abertura do Fórum o Presidente do TJPR, Desembargador Guilherme Luiz Gomes; o Procurador-Geral do Estado, Ubirajara Ayres Gasparin, representando o Governador Beto Richa; a Subprocuradora-Geral da Justiça Samia Saad Gallotti Bonavides, representando o Ministério Público do Paraná; o Vice-Presidente do TRE, Corregedor Jucimar Novochadlo; o Vice-Presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Desembargador Federal Luiz Fernandjo Wowk Penteado; o Vice-Presidente da OAB/Secção Paraná, Cássio Teles; o Coordenador do Planejamento Estratégico do TJPR, Desembargador Luiz Taro Oyama.

O Presidente do TJPR, Desembargador Guilherme Luiz Gomes, salientou que "pela primeira vez em sua história o Tribunal de Justiça do Paraná abriu suas portas ao diálogo com segmentos representativos da sociedade paranaense, com o objetivo de pesquisar propostas de projetos para melhorar a entrega da prestação jurisdicional em nosso estado e tornar o judiciário mais eficiente e célere. É um evento extremamente importante. É uma abertura que o TJ faz para a sociedade visando a modernização e o aprimoramento da gestão, para a melhoria dos serviços judiciais"

O Coordenador do Planejamento Estratégico do Tribunal, Desembargador Luiz Taro Oyama, enfatizou que "o objetivo do evento é ouvir a sociedade civil para saber o que eles esperam do judiciário paranaense e com essas opiniões, fazer um diagnóstico para aprimora-lo e torná-lo mais eficiente. O planejamento estratégico é de 2015 a 2020 e os gestores tem que incrementar e moldar esse planejamento".

Ao final do evento o Coordenador do Núcleo de Estatística e Gestão Estratégica do Tribunal, Murilo Lima Pimentel Machado, agradeceu ao Presidente Guilherme a viabilização do encontro, a união e o comprometimento dos participantes por uma justiça melhor.

Também prestigiaram o evento o Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Eugênio Achille Grandinetti; o Corregedor, Desembargador Robson Marques Cury; o Desembargador Roberto Portugal Bacellar; o Presidente da Associação dos Magistrados do Paraná, Juiz Frederico Mendes Júnior; o Diretor da Escola da Magistratura do Paraná, Juiz Francisco Cardozo Oliveira, demais desembargadores, magistrados e servidores.

Impressões sobre o Fórum

Alguns participantes manifestaram sua opinião sobre o evento.

Para a representante da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP), a Pró-reitora Ana Margarida de Leão Taborda "o evento foi grandioso, muito bem organizado e representa a abertura do Poder Judiciário para os diversos segmentos da sociedade. Um Judiciário mais justo, coletivo, efetivo, igualitário e aberto para toda população. É o judiciário chegando à sua mais alta potência".

A advogada Cristiane Sartori Barbosa participou pela Comissão de Juizados Especiais da OAB/PR e na sua opinião foi uma iniciativa louvável. "Estão de parabéns, eu acho que cada setor da sociedade pode contribuir com alguma coisa e creio que será bem produtivo o resultado".

O Secretário Municipal da Defesa Social, Maurício Arruda classificou como muito importante o evento. "Muitas pessoas, de diversos segmentos, estão dando suas opiniões e dizendo o que pensam a respeito do Tribunal de Justiça. Com certeza, o apanhado de todas essas ideias fará com que tenhamos um Tribunal sonhado por todos nós, acessível à população, e ainda, que os projetos já existentes possam ser melhorados, pois a continuação de um projeto é essencial".

A repórter do Caderno Justiça e Direito, da Gazeta do Povo, Joana Neitsch considerou o evento muito interessante. "É uma oportunidade de diálogo com a sociedade, pois posso conversar com servidores, juízes, desembargadores sobre os problemas e as soluções que eles encontram no dia a dia. É bem saudável o Tribunal ter essa iniciativa e eu como repórter posso sair daqui com novas ideias de pauta. E também sobre a importância de a sociedade fiscalizar esse planejamento de 2015 a 2020.

A servidora Luciana Giantesco, chefe da Divisão de Cálculos da Central de Precatórios do TJ vê de uma forma bem positiva eventos como esse do Tribunal de Justiça. "Eles servem para que no futuro possamos ter cada vez mais um local melhor de trabalho e beneficiar a sociedade com um trabalho mais eficiente e profissional. Também é uma forma de reciclar ideias com pessoas que você nem conhece e trabalham no mesmo prédio que você, e com isso, podemos trocar experiência e pontos de vista.

Gerson Mikalixem, estatístico da Corregedoria-Geral da Justiça disse que "o evento tem um sentido de cooperação entre toda sociedade civil e outros órgãos públicos de interesse, que possam contribuir para o Judiciário chegar a um patamar cada vez melhor.

O evento teve a parceria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná- FIEP e o apoio da Associação Brasileira de Recursos Humanos no Paraná - ABRH/PR.