Notícias

Presidente do TJ conduz elevação de comarca e instalação de Varas

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), desembargador Miguel Kfouri Neto, conduziu na tarde desta segunda-feira (16), na cidade de Jandaia do Sul, região Norte do estado, a cerimônia de elevação daquela comarca e a instalação de duas Varas. A comarca foi elevada de entrância inicial à intermediária, e foram instaladas as Varas Cível, de Registros Públicos e Acidentes do Trabalho e Corregedoria do Foro Extrajudicial e a Vara Criminal, da Infância e da Juventude e Família.

O desembargador Kfouri destacou que o trabalho que vem desenvolvendo em prol do Judiciário paranaense é fruto, também, do trabalho de todos os magistrados. "Devemos lembrar que nosso trabalho, de instalações e elevações, se deve a todos os desembargadores, juízes, servidores e serventuários que compõem o Tribunal", completou.

O presidente lembrou que, graças a esse trabalho incansável e contínuo, o Tribunal do Paraná ficou entre os três primeiros do país que atingiram as metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e divulgadas na semana passada.

Para o diretor do Fórum da comarca, juiz de Direito João Gustavo Rodrigues Stolsis, a elevação e a bipartição das Varas é de suma importância para a região, principalmente diante do grande volume de processos distribuídos, atualmente um total de 12 mil.

"Com a elevação e a bipartição das Varas, teremos na comarca o trabalho de mais um juiz e um promotor, e assim poderemos trabalhar como no restante do país", falou o magistrado. "A média brasileira é de um juiz para analisar e julgar seis mil processos e não 12 mil, como ocorre atualmente em Jandaia", completa.

Além da melhoria na qualidade dos serviços prestados, a elevação e as instalações atingirão diretamente o jurisdicionado. O diretor salienta que a ação do atual presidente do TJ também irá humanizar o trabalho dos juízes e servidores. "Parabenizo o presidente Kfouri por essa visão empreendedora, priorizando o 1º grau de jurisdição, revolucionando a forma de administração do Judiciário paranaense", finaliza o magistrado.

Emocionado, o presidente da Associação dos Magistrados do Paraná (Amapar), Fernando Swain Ganem, que se mudou para Jandaia de Sul com dois anos de idade, e se considera um cidadão jandaiense, falou que a atual administração do TJ vem, efetivamente, estruturando o 1º grau.

O escrivão criminal e secretário da direção do Fórum, Adalberto Antunes Araújo disse que as instalações e a elevação é uma luta antiga da comarca, que funcionou em situação precária por muitos anos devido a falta, inclusive, de funcionários, problema que hoje está sanado. "Isso graças às últimas administrações do Tribunal de Justiça, que vem atendendo todas as comarcas do estado com melhorias significativas". E finalizou: "hoje o tribunal oferece uma estrutura invejável, que atende diretamente os jurisdicionados".

A elevação e as instalações beneficiarão os cinco municípios integrantes da 18ª seção judiciária e, atualmente, de juízo único: Jandaia do Sul, Bom Sucesso, Kaloré, Marumbi e São Pedro do Ivaí, e uma população de aproximadamente 45 mil pessoas.

AUTORIDADES – também estiveram presentes à cerimônia, o desembargador Guilherme Luiz Gomes, gestor do processo de Instalação e Estatização do Tribunal de Justiça; o prefeito de Jandaia do Sul, José Rodrigues Borba; o prefeito de Bom Sucesso, José Edilson Vanzella; o prefeito de Kaloré, Edmilson Luiz Stencel; o prefeito de Marumbi, Adhemar Francisco Rejani; a prefeita de São Pedro do Ivaí, Maria Regina Della Rosa Magri; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – subseção de Apucarana -, Julio César Gonçalves, além de juízes, servidores e serventuários da Justiça, advogados e autoridades municipais e estaduais. 

(Fotos: Atílio Cogo - jandaiaonline)