Vídeos das sessões de licitação - Museu
- TJPR
- Departamento de Gestão Documental
- Museu
- Serviços
- Licitações
- Vídeos das sessões de licitação
- Fotografias Históricas
- 2ª Sede do Tribunal de Justiça
2ª Sede do Tribunal de Justiça
2ª Sede do Tribunal de Justiça.jpg
Versão 1.0 Aprovado- Tipo de Documento
- Image Gallery Image
- Extensão
- jpg
- Tamanho
- 280 KB
- Modificado
- 27/06/13 16:10 por Darbi Wolf
- Criado
- 27/05/13 14:04 por Darbi Wolf
- Data de Expiração
- Nunca expirar
- Data de Revisão
- Nunca revisar
- Localidade
- Fotografias Históricas
- Descrição
-
2ª Sede do Tribunal de Justiça - Localizada na Rua Barão do Rio Branco, abriga hoje a Câmara Municipal de Curitiba.
Histórico do edifício: A construção do Palácio do Congresso, situado à Praça Eufrásio Correia, foi contratada com o Engenheiro Ernesto Guaita, e sua destinação seria para acomodar a Assembléia Legislativa do Estado do Paraná.
O contrato, entretanto, só foi assinado em 6 de maio de 1891, e em 1895 o Secretário de Obras Públicas e Colonização afirmava em seu relatório, que o prédio não estava concluído.
A data da conclusão da obra não é precisa, variando entre os anos de 1895 a 1896, e não foi possível localizá-la em jornais da época.
Segundo Arthur Dias, ao mencionar o Palácio do Congresso em seu livro "O Brasil Actual" diz que,
"... O Congresso dispõe, também, de um bonito edifício, novo e nobre, de linhas ao estylo italiano... Foi inaugurado em 1896".
A Assembléia Legislativa Estadual, foi instalada no Palácio do Congresso logo após a proclamação da República, segundo o Professor Julio Estrella Moreira, e ali permaneceu até sua transferência para o Centro Cívico.
Existem indicações de que a Assembléia Legislativa tenha sido instalada no Palácio do Congresso antes do mesmo achar-se totalmente concluído, pois em 1892, foi feita menção ao edifício na Lei nº66, de 15 de dezembro de 1892 que, "fixa a receita para o ano de 1893...
A ocupação do prédio, presume-se, deve ter sido gradativa, pois não foi mencionada sua inauguração oficial nos Anais do Congresso, nem na imprensa da época.
As primeiras reformas foram realizadas já no início do Século XX.
Em 1900, foi construída, por ordem do Secretário de Obras Públicas e Colonização, uma edícula para abrigar as latrinas que foram retiradas do interior do edifício, em virtude das mesmas não oferecerem as devidas condições de comodidade e asseio.
Em 1º de julho de 1913, uma explosão ocorrida na estação da estrada de ferro danificou seriamente o edifício, sendo que diversos reparos tiveram que ser realizados.
Durante o Governo de Getúlio Vargas, a Assembléia Legislativa foi fechada e o prédio foi ocupado pelo Conselho Deliberativo do Estado.
Em 1957, o Palácio do Congresso foi cedido como sede da Câmara Municipal de Curitiba, sendo que sua instalação definitiva ocorreu em 1963, inclusive com a alteração de sua denominação para Palácio Rio Branco.
O Palácio Rio Branco, por sua vinculação à história política do Paraná e por sua expressividade exemplar de arquitetura oitocentista da Capital, assumiu lugar entre os mais importantes edifícios históricos do Estado do Paraná.
Sobre o Engenheiro Ernesto Guaita, Construtor do Prédio, sabe-se que: Nasceu em Turim, a 04 de fevereiro de 1843. Recebeu o diploma de Engenheiro Militar, pela Academia Militar de Turim, em 1867, quando foi confirmado Subtenente na arma de Artilharia.
Em 1870, pediu demissão do exército, dedicando-se exclusivamente à arquitetura. Poucos anos depois, integrou missão técnica, enviada ao Brasil, pelo Governo Italiano. Finda a tarefa, decidiu permanecer no País, optando por domiciliar-se em Curitiba, onde veio residir. - Categorias
- Fotos Históricas
-
Versão 1.0Por Darbi Wolf, em 27/05/13 14:04Nenhum registro de alterações