CEDOC - Museu da Justiça

Contato: 41-3200-3614

Colaboração, Pesquisa e Edição de Texto: Ricardo Joaquim Marques.

Voltar

Des. Ary Florêncio Guimarães

 Des. Ary Florêncio Guimarães

 

Ary Florêncio Guimarães, filho de Eduardo Pereira Guimarães e de Clara Florêncio Guimarães nasceu no dia 6 de setembro de 1915, na cidade de Curitiba (PR). Casou-se com Josefina Pompeio Guimarães.

Bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade do Paraná, diplomou-se no ano de 1938. Iniciou sua carreira no Ministério Público, em 1937, quando foi nomeado promotor público da cidade de Wenceslau Braz. Depois de graduado, foi removido sucessivamente para as comarcas de Ponta Grossa, Guarapuava e São José dos Pinhais.

Por duas vezes foi membro do Conselho Penitenciário. Desempenhou ainda a função de procurador regional junto ao TRE. Em 1947, foi removido para Curitiba, sendo nomeado para o cargo de desembargador no dia 8 de fevereiro de 1971.

Aposentou-se, a pedido, em 20 de novembro de 1974.

No magistério, lecionou a disciplina de Direito Judiciário Civil na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná. Na Faculdade de Direito de Curitiba, lecionou a disciplina de Teoria Geral do Estado. Autor de diversos trabalhos jurídicos, estão  entre os principais títulos: "Liberdades Fundamentais da Pessoa Humana em Face ao Estado," "Do Mandado de Segurança Contra o Ato Jurisdicional no Direito Brasileiro", "Aspectos da Ação Popular de Natureza Civil".

Foi agraciado com a medalha do "Mérito Judiciário" pela Associação dos Magistrados.

Faleceu no dia 07 de abril de 1988.

É patrono do Fórum de Iretama.