CEDOC - Museu da Justiça

Contato: 41-3200-3614

Colaboração, Pesquisa e Edição de Texto: Ricardo Joaquim Marques.

Voltar

Des. Waldomiro Namur

 


Des. Waldomiro Namur

 

Waldomiro Namur, filho de Miguel Namur e Maria Riolo Namur, nasceu em 27 de outubro de 1941 na cidade de Wenceslau Braz (PR). Bacharelou-se pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná em 1964 e concluiu o curso de Pós-Graduação na área de Processo Civil, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Em 1965, foi promotor interino nas comarcas de Palmas, Morretes e Cerro Azul. Ingressou na magistratura em 1º de junho de 1966, após aprovação em concurso público para juiz substituto, tendo exercido suas funções na comarca de Paranaguá. Em 7 de outubro de 1967, após aprovação em novo concurso, assumiu o cargo de primeiro juiz de direito da comarca de Cândido de Abreu, judicando, ainda nas comarcas de Joaquim Távora, Piraí do Sul, Ivaiporã, Campo Mourão, Santo Antonio da Platina e Ponta Grossa. Em 1982 foi promovido para a Comarca de Curitiba, onde atuou junto às 2ª e 6ª Varas Cíveis.

Exerceu, por sete anos, a presidência do Primeiro Tribunal do Júri da Capital, onde presidiu julgamentos que polarizaram a atenção da sociedade curitibana. Foi também professor de Direito Comercial na Escola da Magistratura. Em 23 de fevereiro de 1995 foi empossado juiz do Tribunal de Alçada e, no dia 6 de dezembro de 2002 foi promovido a desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná.

Aposentou-se, a pedido, em 20 de fevereiro de 2008.

Faleceu no dia 1º de maio de 2011.