Últimas Notícias Últimas Notícias

Voltar

Acadêmicos de Caxias do Sul conhecem projeto APAC do TJPR

Acadêmicos de Caxias do Sul conhecem projeto APAC do TJPR

Acadêmicos de Caxias do Sul conhecem projeto APAC do TJPR

Uma comitiva de alunos e professores dos cursos de Direito e de Psicologia da Faculdade da Serra Gaúcha- FSG, percorreu 600 quilômetros para conhecer a APAC de Barracão, no sudoeste paranaense. O projeto, que é coordenado com pleno sucesso pela Juíza Branca Bernardi, desde 2012, trata de execução da pena em meio fechado e semiaberto. Em mais de dois anos de atividade, mais de 90 recuperandos já foram postos em liberdade. O índice de ressocialização é de cem por cento.

Os acadêmicos conheceram a sede do Poder Judiciário da Comarca de Barracão, com suas novas instalações, com salas de conciliação, de instrução e julgamento, espaço kids, espaço leitura, espaço gourmet, espaço para justiça restaurativa e constelações familiares, além de ampla área verde. A seguir, conheceram o Centro de Reintegração Social de Barracão, com aplicação do método APAC.

O grupo ficou impressionado com a dignidade, a disciplina e a organização da APAC. De acordo com a professora Alexsandra Machado Maffei, "estamos renovados, com nossas expectativas de que é possível alterarmos um sistema que não está produzindo resultados positivos para nossa sociedade. O modelo APAC alia custos e benefícios. O valor gasto pelo Estado é bem reduzido, se comparado ao sistema das Penitenciárias, e, realmente, gera visíveis resultados".

Com relação ao trabalho desenvolvido na comarca a Juíza Branca Bernardi enfatizou que: "em mais de dois anos de APAC no Estado do Paraná, já é possível dizer da revolução operada na área da execução da pena. Hoje, a pena possui uma razão, um objetivo, e a APAC consolida-se com a grande vocação de proteger a sociedade. As visitas são maravilhosas e só quero agradecer ao Presidente de nosso Tribunal, Paulo Roberto Vasconcelos, por todo o incentivo, a todos os meus colegas, juízes do Paraná, pelo grande apoio, e à minha equipe da APAC, em especial a duas pessoas fantásticas, Isaura e Emerson, Presidente e Gerente de nossa APAC, pelo trabalho de total qualidade e amor ao próximo".