Interpol

A Organização Internacional de Polícia Criminal (ICPO – INTERPOL) é a maior organização policial do mundo, presente em mais de 190 países e que possui como missão prevenir e combater a criminalidade através de uma sólida cooperação entre os organismos policiais e de segurança de seus países membros. 

No Brasil, o Escritório Central Nacional encontra-se localizado em Brasília, sendo operado pela Coordenação-Geral de Polícia Criminal Internacional da Diretoria Executiva do Departamento de Polícia Federal. Ao contrário do que se possa imaginar, sua estrutura funcional não é formada por um quadro à parte, mas sim por Delegados Federais e Agentes Policiais Federais. Além desse escritório, a organização mantém outras 27 representações, distribuídas em todas as unidades da Federação.

São exemplos de pedidos de cooperação que podem ser requeridos por meio da Interpol a inclusão de mandados de prisão no sistema Difusão Vermelha (Red Notice) para captura de fugitivos da justiça brasileira e as diligências para obtenção de informações relacionadas a pedidos de quebra de sigilo de dados telemáticos de servidores localizados no exterior (cooperação policial).  

Havendo dúvidas quanto a possibilidade de obtenção e alcance da cooperação solicitada, poderá ser encaminhada consulta para um desses escritórios. No Estado do Paraná o Escritório de Representação Regional da Interpol pode ser contactado pelos seguintes canais:

Telefone: +55 (41) 3251-7529

E-mail: interpol.srpr@dpf.gov.br

 

Site: http://www.interpol.int