Os    institucionais representam os princípios compartilhados, as convicções dominantes, aquilo em que a maioria das pessoas da organização acredita.

 

Os valores permeiam todas as atividades e relações existentes na organização. São elementos motivadores que direcionam as ações as pessoas, contribuindo para a unidade e coerência do trabalho. Sinalizam o que se persegue em termos de padrão de comportamento de toda a equipe na busca da excelência.

Os valores institucionais do Poder Judiciário do Estado do Paraná são:

 

 

 

Procurar dar o fator de efetividade ao serviço jurisdicional, além da celeridade e eficiência, almejando o alcance da paz social.

 

Ter procedimentos de fácil alcance na obtenção dos serviços públicos judiciários, auxiliado por uma comunicação institucional facilitadora da compreensão dos atos do Poder Judiciário paranaense.

 

 

 

Valores praticados pelos servidores, claramente perceptíveis nas ações da instituição, que são dirigidos ao bem de todos.

 

 

Ter a precaução de desenvolver serviços, cuja prestação não demonstre dúvidas sob nenhum aspecto.

 

Busca de novos e melhores modos na prática de serviços públicos, com o objetivo de realizar melhor com menor custo.

 

Promover ações sociais e ambientais, além daquelas decorrentes da função constitucional da distribuição de justiça, que contribuam para um efetivo equilíbrio sócioambiental.

 

 

Adotar procedimentos ágeis, para a obtenção de serviços eficientes e eficazes, no menor tempo possível.