Apresentação

O Museu da Justiça tem a missão de conservar, valorizar, divulgar e preservar a história e memória do judiciário paranaense para as gerações futuras, através de ações culturais, educacionais e de fomento a pesquisa.

Idealizado pelo Desembargador Edmundo Mercer Júnior, o Museu da Justiça foi criado pela Resolução nº 02/1974, sendo um dos pioneiros do gênero no Brasil e já teve como sedes o Tribunal do Júri e o Palácio da Justiça.

Toda essa memória e história do judiciário paranaense é exaltada através dos mais de 50 mil itens presentes no acervo do Museu, abarcando uma amplitude temporal desde o Século XVIII ao presente. O acervo é composto por diversas coleções de processos judiciais históricos de algumas das comarcas mais antigas do Paraná (Curitiba, Paranaguá, Imbituva e Antonina); documentos (cartas, telegramas, atos, convênios, tratados, etc.) que retratam a história do judiciário paranaense e do Paraná; livros relacionados ao judiciário, à história do Paraná e a magistrados; fotografias (magistrados, servidores, fóruns, solenidades, eventos, etc.); audiovisuais (entrevistas, eventos, etc.); mobiliário, bens e equipamentos utilizados no Poder Judiciário; objetos pessoais que pertenceram a Magistrados e operadores do Direito do Paraná.

Ao longo dos mais de 45 anos o Museu da Justiça já realizou mais de 40 exposições temporárias presenciais e expandiu as ações para um museu virtual online, além disso promoveu convênios com inúmeras instituições de ensino e pesquisa e também participou de diversos eventos científicos e culturais, sempre valorizando o legado do judiciário paranaense.

Neste ano de 2022 o Museu da Justiça, na Gestão do Presidente Desembargador José Laurindo de Souza Netto, ganha um novo espaço, unindo a exposição permanente com uma mostra moderna, tecnológica, interativa e intuitiva em um novo espaço, na Esplanada do Prédio Anexo ao Palácio da Justiça, com entrada independente que promove uma maior liberdade de atuação.

Também são realizadas exposições temporárias, visitas monitoradas presenciais, auxilio e amparo à estudantes e pesquisadores, através do agendamento gratuito pelo Telefone 41-3200-3614 ou pelo e-mail museudajustica@tjpr.jus.br.

Horário de Funcionamento: 12:00 às 19:00 horas.

Aguardamos a sua visita!