Notícias

Conheça a Corregedoria-Geral do TJPR


CONHEÇA A CORREGEDORIA-GERAL DO TJPR

Unidade é responsável pela orientação e correição das unidades judiciais

Para que o Judiciário preste um serviço de excelência à população, a atuação da Corregedoria-Geral é imprescindível. Integrante da cúpula administrativa do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), ela é responsável pela orientação, correição e inspeção das unidades judiciais.  

Neste biênio, a função de corregedor-geral é exercida pelo desembargador Hamilton Mussi Corrêa. “O corregedor precisa tomar as medidas necessárias para o eficaz desempenho das serventias judiciais e extrajudiciais, ajudando, colaborando e orientando os magistrados sobre as melhores formas para atingir o jurisdicionado com maior eficiência”, explica o desembargador.  

A Corregedoria conta, atualmente, com cerca de 200 funcionários e a atuação de 14 juízes auxiliares, sendo que oito são responsáveis por auxiliar o corregedor-geral e o corregedor da Justiça. Outros seis magistrados integram a Unidade Especial de Atuação (UEA), unidade responsável por aprimorar a prestação jurisdicional no primeiro grau de jurisdição.  

“A UEA é um esforço do Judiciário para corrigir aquelas comarcas que estão com deficiência ou, episodicamente, receberam um fluxo maior de processos do que o comum. Então, há a necessidade de um auxílio para que o jurisdicionado não seja prejudicado”, explica o corregedor-geral.  

A cada gestão, dois terços das unidades judiciais são correicionadas, permitindo a análise de situações pontuais e a busca de soluções para a melhoria contínua. Segundo o desembargador, o objetivo é dar continuidade neste biênio ao bom trabalho que vem sendo prestado.