Notícias

Cemsu de Cambé finaliza a primeira turma do Projeto Re-Vincular


CEMSU DE CAMBÉ FINALIZA A PRIMEIRA TURMA DO PROJETO RE-VINCULAR

Parcerias com a promotoria e a PM de Cambé reforçam a justiça restaurativa na região 

A Central de Medidas Socialmente Úteis (Cemsu) de Cambé finalizou no dia 05 de outubro a primeira turma do Projeto Re-Vincular: Um Método Socialmente Útil. O projeto que formou sete participantes tem como objetivo contribuir no processo de responsabilização e autocuidado de pessoas enquadradas no Artigo 28 da Lei Antidrogas a partir da oferta de Círculos de Construção de Paz. Além disso, esse projeto visa ao atendimento das necessidades de maneira mais ampla e contextualizada em parceria também com a Rede de Serviços do Município. 

O Re-Vincular é iniciado mediante entrevista psicossocial individual, seguido de seis Círculos de Construção de Paz ofertados uma vez na semana, com média de oito participantes e duas facilitadoras. Durante os encontros, abordam-se temas ligados ao autocuidado, responsabilidade, relação com substâncias e seus entrelaces, comunicação não violenta e construção de relações saudáveis. 

Uma parceria da Cemsu com a 1ª e 3ª Promotoria de Justiça de Cambé permitiu que casos que envolvem posse de drogas para consumo pessoal passassem a ser encaminhados ao Projeto como alternativa inicial de medida. A execução dos encontros é realizada pelas psicólogas e estagiárias de Pós-Graduação Ariadne Rodrigues Paes e Luana Mariana Castro Rolin, supervisionadas pela analista judiciária Joana Segantin Esteves. 

Com objetivo de dar mais celeridade aos processos, formou-se também uma parceria com o 5º Batalhão da Polícia Militar de Cambé, que possibilitou o direcionamento dos casos à Central de Medidas após a lavratura do Termo Circunstanciado de Infração Penal (TCIP) para o devido atendimento. Ou seja, após a decisão judicial de indicação e o comparecimento do nomeado no Re-Vincular, o cancelamento da audiência preliminar é realizado.