Notícias

GMF e Espen promovem formação em Círculos Restaurativos para profissionais do sistema prisional de Foz do Iguaçu


GMF E ESPEN PROMOVEM FORMAÇÃO EM CÍRCULOS RESTAURATIVOS PARA PROFISSIONAIS DO SISTEMA PRISIONAL DE FOZ DO IGUAÇU

Formação tem objetivo de sensibilizar lideranças para atuarem como facilitadoras

Entre os dias 25 e 29 de setembro, profissionais do sistema prisional de Foz do Iguaçu participaram de uma formação em Justiça Restaurativa e Facilitação em Círculos de Construção de Paz. A capacitação foi promovida pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (GMF) do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), em parceria com a Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (ESPEN), do Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen).

Os encontros foram conduzidos pela servidora do TJPR Adriana Accioly Gomes Massa e pela psicóloga da Penitenciária Estadual de Londrina, Cintia Helena dos Santos, com o objetivo de proporcionar aos participantes o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e restaurativas, por meio de abordagens de resolução de conflitos.  O curso utiliza fundamentos teóricos atinentes aos temas, além da vivência em práticas restaurativas, especialmente com base na metodologia do processo circular ou círculos de construção de paz.

A formação tem como intuito a sensibilização de lideranças para atuarem como facilitadores, utilizando os processos circulares em espaços institucionais com vistas à transformação de conflitos. A duração é de 48 horas, sendo 40 horas de formação presencial e 8 horas de aulas online e seminários.  

Ao final, os participantes irão desenvolver um projeto de intervenção, com base na metodologia utilizada, que será aplicado no sistema.