Notícias

Magistradas do TJPR participam de evento no CNJ


MAGISTRADAS DO TJPR PARTICIPAM DE EVENTO NO CNJ

A 2ª edição do encontro Mulheres na Justiça foi realizado nos dias 30 e 31 de agosto

Magistradas do TJPR participaram da 2ª edição do encontro Mulheres na Justiça: Novos Rumos da Resolução CNJ n. 255. O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com a ENFAM (Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados), foi realizado no Superior Tribunal de Justiça (STJ), em Brasília, nos dias 30 e 31 de agosto de 2023.  

A mesa de abertura foi composta pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, pela ministra do STF Carmen Lúcia, pela conselheira do CNJ Desa. Salise Monteiro Sanchotene, pelo presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Lelio Bentes Corrêa, pela ministra do STJ Assusete Magalhães e pela ministra do TST e Ouvidora Nacional da Mulher, Maria Helena Mallmann. 

A Associação de Magistrados Brasileiros (AMB), a Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE) e Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA) se manifestaram na abertura do evento, ressaltando a importância da ocupação dos espaços de liderança pelas mulheres. O evento contou com oficinas e painéis sobre equidade de gênero e suas implicações no Poder Judiciário, além de discussões sobre a implementação de ações efetivas na busca de paridade nos tribunais. Atualmente, no Brasil, são 39,3 % de magistradas mulheres em primeiro grau, e apenas 25,7% em segundo grau.  

Durante o encontro, juízas de todo o país apresentaram resultados de estudos sobre o tema elaborados junto a ENFAM, reforçando a existência de boas práticas nos tribunais e outros ramos do Poder Judiciário. O Painel sobre Inovações para a Equidade de Gênero no Poder Judiciário contou com a exposição da magistrada do TJPR Laryssa Angélica Copack Muniz, que apresentou o Grupo Antígona - coletivo formado por 200 magistradas, ativas e inativas, criado com o objetivo de estudar e discutir temas relacionados aos direitos humanos das mulheres, de forma interseccional e transversal.  
 
O Grupo Antígona atua por meio da Comissão de Participação Feminina em espaços de Liderança, da Comissão de Literatura e Produção Acadêmica, da Comissão de Maternidade, da Comissão de Diversidade, da Comissão de Combate ao Assédio, da Comissão de Mães com filhos(as) com Deficiência, da Comissão de Saúde das Magistradas e da Comissão de Sororidade. 

O TJPR foi representado também pelas juízas Cláudia Catafesta, Luciene Zanetti e Tais Scheer, que fazem parte do Grupo de Pesquisa da ENFAM, bem como pela juíza Franciele Narciza Martins de Paula S. Lima, representando a AMB. As magistradas participaram da coordenadoria de oficinas que articularam ideias e proposições a serem implementadas nas políticas de gênero junto ao CNJ. 

Durante os dias em que estiveram em Brasília, as magistradas do TJPR foram recebidas no STF pela presidente da instituição Rosa Weber e pelos ministros Edson Fachin, Roberto Barroso e Alexandre de Moraes.