Notícias

Nota Pública do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná


NOTA PÚBLICA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARANÁ

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) desenvolve um trabalho sério e efetivo, reconhecido nacionalmente, nas áreas da infância e da juventude, o que é comprovado pelo diagnóstico do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento/CNJ, em que figura em primeiro lugar na redução do tempo de retorno dos protegidos à família natural e extensa e em adoções.  

É referência nacional, também, no acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Mais de 120 cidades paranaenses contam com o Serviço de Acolhimento Familiar implantado, com o qual alcança cerca de 20% daqueles que precisam de famílias acolhedoras. A média nacional é de 5%. Os dados demonstram a atenção que magistrados e magistradas conferem ao tema e a rápida resposta da prestação jurisdicional especializada.  

Uma das iniciativas de destaque do TJPR é o projeto A.DOT, lançado em 2018, primeira ferramenta nacional de busca ativa para adoção. Atualmente, nove estados brasileiros se integraram a esse projeto, que registra mais de 49.000 pedidos de acesso. 

Em 2022, o TJPR criou mais um projeto pioneiro, o “Laços e Afetos”, um espaço acolhedor e com atendimento personalizado para visitas assistidas e monitoradas das Varas da Família, Infância e Juventude. 

Prezamos pela transparência e pela integridade e estamos à disposição para questionamentos e dúvidas. Em nossos 132 anos de atuação, cumprimos fielmente o dever de garantir direitos sociais e individuais em prol da pacificação social. 

 

DES. LUIZ FERNANDO TOMASI KEPPEN 

Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná