Notícias

Projeto Consciência Racial debate tema sobre racismo recreativo nas escolas


PROJETO CONSCIÊNCIA RACIAL DEBATE TEMA SOBRE RACISMO RECREATIVO NAS ESCOLAS

Projeto prevê expansão para outras comarcas após participação de juízes de outras regiões

A 2ª edição do Projeto “Consciência Racial”, realizado pelo Foro Regional de Fazenda Rio Grande do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), reuniu alunos do 9º ano da Escola Estadual Anita Canet no fórum para uma conversa sobre o tema "Por que as questões sobre raças não podem virar piada?". Nesta edição, a equipe do projeto foi até a escola para entender qual seria a demanda da instituição quanto ao assunto. 

Segundo a idealizadora do “Consciência Racial”, a juíza do Foro, Louise Nascimento e Silva, o racismo ainda continua presente no ambiente escolar: “Durante a visita percebemos que o racismo recreativo era um ponto bastante sensível e presente na escola. A partir disso, elaboramos a questão central que foi trabalhada no fórum”. O projeto permitiu que os alunos se dividissem em grupos para refletir sobre o tema apresentado em um vídeo e, ao final, expuseram suas conclusões. Os alunos também tiveram a oportunidade de visitar as instalações do Fórum. 

O projeto foi inspirado no evento em comemoração ao Dia da Consciência Negra de 2021, promovido pela Escola Judicial do Paraná (Ejud) e tem como objetivo conscientizar sobre o combate ao racismo e aproximar os alunos do Poder Judiciário. Neste ano, o projeto contou com a participação da juíza substituta de Antonina, Franciele Pereira do Nascimento, da juíza titular da Comarca de Reserva, Marina de Lima Toffoli, que pretende levar o projeto para a sua cidade, além da servidora da Central de Movimentações Processuais Camila Martins Novato e do juiz titular da Vara da Família da Fazenda Rio Grande, Rafael de Carvalho Paes Leme.