Notícias

TJPR realiza Fórum Internacional e lança Programa de Integridade


TJPR REALIZA FÓRUM INTERNACIONAL E LANÇA PROGRAMA DE INTEGRIDADE

Ações de integridade visam prevenir, detectar e tratar ocorrências relacionadas a fraudes, corrupção e demais irregularidades

Na sexta-feira (25/8), o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) realizou o Fórum Internacional de Integridade e lançou o Programa de Integridade da instituição. O evento celebrou os dois anos de vigência da Resolução n° 410 de 2021, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que instituiu sistemas de integridade no âmbito do Poder Judiciário. 

Durante o Fórum, o ministro Luiz Fux foi homenageado por sua trajetória na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) entre setembro de 2020 e setembro de 2022. Ele recebeu a Comenda do Mérito Judiciário do Estado do Paraná. 
 
Conforme a Resolução 410 do CNJ, as ações de integridade visam prevenir, detectar, punir e remediar atos de corrupção, fraudes, irregularidades e desvios éticos no âmbito do Poder Judiciário, promovendo a transparência e a confiança na atuação do sistema judicial. 
 
“O nosso programa visa ser um norteador das diretrizes políticas e ações que serão implementadas para fortalecer nosso ambiente de controle, a integridade das nossas ações e nossos agentes institucionais”, declarou o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen. 
 
O Fórum Internacional de Integridade ocorreu no Auditório Pleno do TJPR e também foi transmitido no canal da Escola Judicial do Paraná (Ejud-PR) no YouTube. O evento contou com mais de 400 inscritos e reuniu autoridades e especialistas para apresentação das boas práticas de integridade.  

Ao todo, foram mais de 15 palestrantes, entre eles representantes de outros tribunais, do Senado Federal, de empresas privadas e acadêmicos internacionais. Os painéis foram divididos em três vertentes principais: integridade na administração pública, integridade no âmbito global e boas práticas de integridade no Poder Judiciário. 
 
“Esse evento é de suma importância para os tribunais na medida em que a honra e a honestidade representam um binômio que deve gravitar em torno do Poder Judiciário”, elogiou o ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux. 
 

Programa de Integridade do TJPR 

O Programa de Integridade do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná foi construído de forma colaborativa dentro da instituição e reúne ações que buscam a construção diária de um ambiente íntegro, ético e transparente. 
 
A estruturação do programa visa sempre à prevalência do interesse público e à entrega de resultados às partes interessadas, nas quais se inserem a sociedade e todos os jurisdicionados da Corte. 

“Ao lançarmos esse programa de integridade, manifestamos publicamente quais serão as diretrizes, as políticas e as ações que o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná vai adotar para prevenir, detectar e remediar fraudes, corrupção, desvios éticos e qualquer tipo de comportamento irregular que quebre a confiança que a sociedade paranaense e brasileira deposita no Poder Judiciário do Estado do Paraná”, explicou o coordenador do Núcleo de Governança, Riscos e Compliance do TJPR, Thiago Martini Ribeiro Pinto. 
 
Confira aqui na íntegra o Programa de Integridade do TJPR