Notícias

XVIII Semana Nacional da Conciliação tem inscrição prorrogada para 16 de outubro


XVIII SEMANA NACIONAL DA CONCILIAÇÃO TEM INSCRIÇÃO PRORROGADA PARA 16 DE OUTUBRO

Vários tipos de conflitos podem ter solução judicial com as técnicas de conciliação e mediação

As inscrições para participar do mutirão da XVIII Semana Nacional da Conciliação no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), que acontecerá de 6 a 10 de novembro de 2023, foram prorrogadas até o dia 16 de outubro. Conflitos como pensão alimentícia, partilha de bens, divórcio, acidentes de trânsito, dívidas em bancos, danos morais, questões que envolvam comércio ou relação de consumo e problemas entre vizinhos podem ser resolvidos rapidamente com as técnicas de conciliação aplicadas nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) do TJPR. “A participação de todo o Judiciário, por meio de seus magistrados, servidores e estagiários, do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Advocacia, fará desta edição um grande evento, com ótimos resultados para todos”, afirmou o 2º vice-presidente do TJPR e coordenador regional da campanha, desembargador Fernando Antônio Prazeres.  

Na técnica de conciliação, o facilitador da conversa interfere de forma mais direta no litígio e pode chegar a sugerir opções de solução para o conflito, baseado no art. 165, § 2º, da Lei n. 13.105/2015 do Código de Processo Civil. Na técnica da mediação, o mediador facilita o diálogo entre as pessoas para que elas proponham as próprias soluções, baseado no § 3º do mesmo artigo. Ambas as técnicas são conhecidas como autocomposição, e não existe acordo se a outra parte não concordar com o resultado da conversa. O juiz não pode obrigar ninguém a aceitar o desfecho de uma conciliação ou mediação, pode apenas homologar a decisão tomada pelas partes. 

As instituições credenciadas no Paraná para a formação de conciliadores e mediadores são o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), a Escola de Magistratura do Paraná (Emap), a Escola Judicial do TJPR (Ejud/PR), a Escola Superior da Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seção Paraná, e o Instituto Mundo Melhor (IMM) / Instituição Formadora de Facilitadores em Justiça Restaurativa. A organização das sessões e as audiências de conciliação e mediação são competência dos Cejuscs, que fazem também o atendimento e a orientação para os cidadãos com dúvidas nas questões jurídicas atendendo o setor pré-processual, processual e de cidadania. Além da XVIII Semana Nacional da Conciliação, durante todo o ano, qualquer pessoa pode procurar o setor pré-processual do Cejusc e solicitar o agendamento de uma sessão de conciliação ou mediação. 

Para as audiências de conciliação, mediação e círculos restaurativos em processos que estão em segundo grau de jurisdição, inclusive entre os oriundos da Turmas Recursais, o TJPR dispõe do Cejusc de 2º grau. Já o Cejusc Endividados é especializado em assuntos financeiros e matérias bancárias.  

Atualmente, o TJPR tem mais de 183 Cejuscs em funcionamento em 161 Comarcas e um Cejusc de 2º grau em Curitiba. Por meio da Portaria 33/2017-NUPEMEC, a 2ª Vice-Presidência instituiu o selo “CEJUSC de Responsabilidade Judicial”, que dá destaque às empresas que alcançarem índices de acordo relevantes durante as audiências de conciliação e mediação. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) também criou o “Selo Colabora”, um selo de qualidade concedido a empresas públicas e privadas que incentivem a conciliação e mediação, aderindo voluntariamente ao programa e às boas práticas de autocomposição. 

  

Para participar da XVIII Semana Nacional da Conciliação no TJPR, acesse aqui o formulário.

  

Consulte aqui a tabela de contatos dos Cejuscs do Paraná.