Notícias

Desembargadora Dulce Maria Cecconi se despede do Tribunal e realiza seus últimos atos como 2ª Vice-Presidente

A 2ª Vice-Presidente, Desembargadora Dulce Maria Cecconi se aposenta após 44 anos de carreira na magistratura paranaense. Eleita 2ª Vice-Presidente no dia 1° de fevereiro de 2013 foi a primeira mulher a integrar a Cúpula Diretiva do Tribunal.

Para a magistrada essa experiência foi um privilégio e um orgulho pessoal. "No momento em que fui eleita a primeira mulher a fazer parte da Cúpula deste Tribunal, que já tem 122 anos, reparti com as mulheres magistradas essa conquista. Naquele momento, ficou claro que a mulher realmente pode chegar a qualquer posição neste país", afirmou.

Aos futuros juízes e em especial às magistradas, a Desembargadora deixou uma recomendação: "Deixo uma mensagem de trabalho constante, dedicação e idealismo. A magistratura é um sacerdócio onde se desveste a individualidade".

A 2º Vice-Presidente falou com entusiasmo do trabalho de estar à frente dos Juizados, na supervisão dos Juizados Especiais e também do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC). "Percebe-se que a Justiça caminha para isso, para a pacificação. Temos que desenvolver cada vez mais métodos e procurar ferramentas que nos façam conciliar e não aguçar o conflito".

A Desembargadora Dulce concluiu com um especial agradecimento à Instituição. "Agradeço a todos que a compõe, servidores, desembargadores, juízes, promotores e advogados. Levarei no meu coração o sentimento de gratidão por todos do Tribunal e do Poder Judiciário, de modo geral, pois passei 26 anos andando pelas Comarcas do interior".

Em sua visita ao gabinete da Presidência a Desembargadora Dulce foi recebida pelo Desembargador Guilherme Luiz Gomes que agradeceu a colega pelos relevantes serviços prestados à Justiça Estadual e à sociedade.

NUPEMEC – A 2ª Vice-Presidente, em seus últimos atos frente ao Tribunal participou na última terça-feira (29) da reunião do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC).

De acordo com a Desembargadora, o Núcleo trabalha para uma justiça pacificadora e acessível à população carente. São inúmeros os projetos em andamento no Paraná, tanto na Capital quanto nas Comarcas, e o resultado tem sido positivo.

A magistrada comentou ainda: "De um modo especial iniciamos um projeto de resolução que visa regulamentar a função do conciliador voluntário. A conciliação e a mediação são ferramentas que estão à nossa disposição e à disposição dos juízes, cada vez mais, não só nos Juizados Especiais, mas também dentro desses Centros e Núcleos".

Estiveram presentes na reunião o Desembargador Luíz Taro Oyama; a Juíza da Comarca de Maringá Liéje Aparecida de Souza Gouvêia; a supervisora da ESEJE – Escola de Servidores da Justiça Estadual do Paraná, Rosilda Olivo; o Diretor-Geral da Escola da Magistratura do Estado do Paraná (EMAP), Francisco Cardozo Oliveira; o Juiz Auxiliar da 2º Vice-Presidência, Helder Luis Henrique Taguchi; o Juiz Auxiliar da Corregedoria-Geral, Carlos Mauricio Ferreira; e ainda Márcia Regina de Souza, Helena Carstens Telles Dermanovic, Liciane Júnia Baltazar, Ricardo Martins e Marcio Justen de Oliveira.

CONVÊNIODesembargadora Dulce assina último convênio antes de sua aposentadoria

Em uma ação conjunta entre Comissão de Acessibilidade do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, 2ª Vice-Presidência e Escola de Servidores da Justiça Estadual do Paraná foi assinado ontem (30/7), o Convênio com a FESP (Faculdade de Educação Superior do Paraná) com a finalidade de possibilitar o acesso à justiça e a inclusão social por meio do desenvolvimento de habilidades linguísticas, Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Com essa parceria a FESP vai oferecer para os servidores do TJPR o curso em libras.

A Desembargadora destacou que esse convênio é muito importante, pois às vezes há uma testemunha com necessidade especial que precisa dessa linguagem para expor aquilo que viu. "E com o curso, certificado pela FESP teremos uma pessoa oficial com a capacidade de responder ao chamado do juiz", comentou.

Participaram da reunião, além da 2ª Vice-Presidente, o Presidente da Comissão de Acessibilidade do TJPR, Desembargador Sigurd Roberto Bengtsson; Diretor Presidente da FESP, Carlos Eduardo de A. Guimarães; e o Desembargador Antonio Loyola Vieira.