Comarca de Siqueira Campos realiza o “Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola” com 315 alunos
- TJPR
- Institucional
- Estrutura
- Comunicação
- Notícias
- Destaques
- Comarca de Siqueira Campos realiza o “Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola” com 315 alunos
Comarca de Siqueira Campos realiza o “Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola” com 315 alunos
Comarca de Siqueira Campos realiza o “Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola” com 315 alunos
Participaram da ação 11 escolas municipais urbanas e rurais da região
Qui, 28 nov 2024 21:45:29 +0000
A comarca de Siqueira Campos aplicou, no período de julho a outubro deste ano, o programa “Justiça e Cidadania também se Aprendem na Escola” em 11 escolas municipais urbanas e rurais da região. Ao todo, 315 alunos do 5º ano receberam as cartilhas do projeto, entregues pessoalmente pelo magistrado da comarca, Matheus Ramos Moura, que foram trabalhadas em sala de aula.
Com o material, os alunos participaram de um concurso de redações sobre o conteúdo. Os melhores textos foram premiados com medalhas de reconhecimento pelo empenho. Na fase seguinte, os alunos tiveram a oportunidade de visitar a comarca e o fórum eleitoral de Siqueira Campos. Na ocasião, os alunos puderam conhecer as secretarias e os trabalhos dos servidores.
Além disso, a ação contou com apoio da Polícia Civil e Militar do município, que disponibilizaram agentes de segurança para participarem das visitas e sanarem dúvidas dos alunos sobre suas atividades. Durante a visita guiada, os estudantes puderam conhecer o interior das viaturas. Ao final do programa, os alunos fizeram júris simulados com o auxílio dos advogados da comarca.
Sobre o programa
Dividido em quatro fases, o programa se estende ao longo de todo o ano, iniciando com a distribuição de cartilhas às instituições de ensino, em formato de gibi, para serem trabalhadas com os alunos em sala de aula. Na segunda fase, as turmas recebem a visita de juízes, advogados e promotores, que, além de explicarem sobre o seu papel na sociedade, esclarecem questões sobre cidadania e justiça.
Na terceira fase do projeto, os estudantes vão pessoalmente conhecer a sede do Tribunal de Justiça ou os fóruns nas comarcas. O encerramento se dá com uma produção cultural realizada pelos alunos, seja o júri simulado ou o concurso de redações sobre o tema do programa.