Notícias

TJPR obtém a 1ª colocação no Ranking da Transparência do Poder Judiciário entre os Tribunais de Grande Porte


TJPR OBTÉM A 1ª COLOCAÇÃO NO RANKING DA TRANSPARÊNCIA DO PODER JUDICIÁRIO ENTRE OS TRIBUNAIS DE GRANDE PORTE

Judiciário Paranaense também se destaca em outros índices divulgados pelo Relatório Justiça em Números do CNJ

Durante a 2ª Reunião Preparatória para o 17° Encontro Nacional do Poder Judiciário, realizada na última segunda-feira (28/08), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou o Ranking da Transparência do Poder Judiciário e o Relatório Justiça em Números, referente ao ano de 2022. 

O Ranking avalia o grau de informação que os tribunais e conselhos disponibilizam para a sociedade. Na lista, o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) aparece na 1ª colocação em relação aos Tribunais da Justiça Estadual de Grande Porte no país, além de obter a pontuação de 96,10%, o maior índice do TJ em todas as edições.   

Justiça em Números 

No Relatório Justiça em Números, publicação que divulga dados gerais da atuação do Poder Judiciário, a Corte paranaense também aparece em destaque em outros índices em relação aos Tribunais da Justiça Estadual de Grande Porte. 

O TJPR obteve o maior índice de conciliação, com 14,3%, superior à média nacional de 11,3%. O menor tempo de tramitação dos processos baixados, com a média de dois anos e três meses, enquanto a média nacional é de dois anos e sete meses.   E também o menor tempo de duração até a sentença no 1º Grau e no 2° Grau de Jurisdição.  

Produtividade e presença feminina na magistratura 

A presença feminina na magistratura paranaense também foi destaque, ela representa 42% do total de magistrados, segundo o Relatório. Número que é superior à média nacional de 38%. 

Entre outras categorias em que obteve pontuação maior do que a média nacional, o TJPR se destaca, ainda, no Índice de Produtividade dos Servidores e no Índice de Atendimento à Demanda.  

Já o Índice de Produtividade Comparada da Justiça (IPC-Jus), que resume a produtividade e a eficiência em um escore único, resultou no valor de 96% para o TJPR, que representa o segundo maior Índice entre os Tribunais de Grande Porte, além de ser superior à média nacional, que é de 83%. 

Metas Nacionais 

A 2ª Reunião Preparatória também apresentou os resultados parciais das Metas Nacionais do Poder Judiciário. 

Representantes de todos os segmentos de Justiça estiveram reunidos no dia 29 de agosto para apresentar as propostas de metas discutidas tanto regionalmente quanto durante as reuniões setoriais realizadas no segundo dia do evento.  

Para 2024, foram apresentadas as mesmas 11 metas vigentes neste ano, com propostas de alteração nos percentuais de cumprimento. 

Na ocasião, o TJPR conduziu a votação da Justiça Estadual por coordenar o segmento na Rede de Governança Colaborativa.