Notícias

TJPR realiza doação de materiais eletrônicos para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Itaperuçu


TJPR REALIZA DOAÇÃO DE MATERIAIS ELETRÔNICOS PARA A ASSOCIAÇÃO DE CATADORES DE MATERIAIS RECICLÁVEIS DE ITAPERUÇU

Mais de 6 mil toners e 3 mil cartuchos de impressão foram doados e receberão a destinação correta 

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), por meio do Departamento do Patrimônio, realizou nesta terça-feira (24/10) a doação de cerca de 6.800 toners e 3.200 cartuchos de impressão, além de unidades de fusão e de imagem, para a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Itaperuçu. A partir da doação, os materiais eletrônicos receberão a destinação correta. 

“Um material que foi muito útil para o tribunal e está se tornando desnecessário por causa da implementação do processo eletrônico. Agora ele será útil para a associação que trabalha com reciclagem e que devolve para a comunidade o valor que consegue arrecadar”, afirma a chefe da Divisão da Administração de Materiais do TJPR, Lucineli Kuster. 

Segundo Lucineli, o lixo eletrônico acumulado nos últimos anos se tornou um problema crônico, já que não poderia ser descartado de forma comum. Com o termo de adesão assinado, foram recolhidos os materiais das unidades de Curitiba e Região Metropolitana e, até o mês de dezembro, também serão recolhidos nas outras comarcas do estado. 

O presidente da associação, Sebastião Sidnei Camargo, explica que parte do material será reaproveitado na reciclagem, e o que não for reutilizável será descartado da maneira correta. “Essa doação é muito importante, principalmente neste momento em que o custo dos materiais recicláveis está mais baixo. Trabalhamos em uma equipe, e é desses materiais que tiramos a nossa renda”, afirma. 

De acordo com o Departamento do Patrimônio, o TJPR adotará nas licitações a inclusão da logística reversa, quando a própria empresa fornecedora é responsável pelo recolhimento dos materiais para descarte.  

Semana Estadual do Lixo 0 

A ação do Patrimônio acontece durante a Semana Estadual do Lixo 0, que será realizada até o dia 27 de outubro. A campanha criada a partir da Lei estadual nº 19.979/2019 tem como objetivo fomentar a economia solidária, a inclusão social e o incentivo ao consumo consciente. 

O TJPR, através do Núcleo Socioambiental do Departamento do Planejamento, organizou uma campanha interna para coleta de itens eletrônicos. 

Nos dias 24 e 25 de outubro, no pergolado do estacionamento do TJPR, serão realizadas atividades de sensibilização, divulgação e orientação em parceria com a Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e seu programa Ecocidadão.  

No dia 27 de outubro, às 16h, no mesmo local, será realizado o workshop “Da adequação de hábitos de consumo ao aproveitamento integral dos alimentos”, aberto ao público interno e externo, com práticas para a redução do lixo doméstico, ministrado pela professora Patrícia Lisboa.