Notícias

Saúde da Mulher: campanha do TJPR arrecada 13,8 mil itens de higiene pessoal

Legenda

SAÚDE DA MULHER: CAMPANHA DO TJPR ARRECADA 13,8 MIL ITENS DE HIGIENE PESSOAL

Produtos serão doados para pessoas em situação de vulnerabilidade social em Curitiba e região

Quase 14 mil itens de higiene pessoal foram arrecadados durante a “Campanha em Prol da Saúde da Mulher” - ação organizada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid). 

No dia 28 de abril, o material foi entregue ao grupo Elos Invisíveis, parceiro na iniciativa. A arrecadação somou 13.041 unidades de absorventes, 436 unidades de protetores diários, 208 sabonetes, 35 desodorantes, 47 cremes dentais, 25 escovas de dente, entre outros itens que totalizaram 13.827 produtos.  

Esta foi a segunda edição da campanha que alcançou resultados ainda mais relevantes em 2023: a arrecadação dobrou em relação ao que foi registrado no ano passado. 

“O TJPR, através da Cevid, demonstra a preocupação com a pobreza menstrual, que causa muitos prejuízos para a autoestima das meninas, causa também evasão escolar e problemas de saúde. É preciso estar atento e dar nossa contribuição como cidadãos, não só estabelecendo políticas públicas voltadas unicamente à violência doméstica e familiar, mas também à saúde das meninas e mulheres”, destaca a desembargadora Ana Lúcia Lourenço, coordenadora da Cevid. 

Doação ligada à orientação 

Todos os itens serão doados para pessoas em situação de vulnerabilidade social em Curitiba e região metropolitana. Além de viabilizar o acesso aos produtos de higiene, a ação promove o contato das mulheres à informação ligada ao combate à pobreza menstrual e à violência doméstica.  

“Ano passado, conseguimos atender 13 comunidades: oito aqui de Curitiba e cinco da região metropolitana. Ministramos 13 palestras, rodas de conversa e, diretamente, conseguimos ajudar 3050 mulheres que participaram ativamente dessas atividades e, indiretamente, em torno de 12 mil pessoas”, conta a coordenadora do grupo Elos Invisíveis, Viviane Vicentin. “Foi um trabalho lindo, bastante produtivo, e tenho certeza de que este ano, com essa arrecadação, vamos dobrar o atendimento”, celebra. 
 
Mobilização 

A campanha de arrecadação durou pouco mais de um mês, entre março e abril, e contou com a ajuda e o incentivo do Programa de Ginástica Laboral do TJPR. 
 
“Tivemos novamente a força dos professores que estão nos prédios, todos os dias, reforçando a importância da campanha. Não só presencialmente, mas também pelo Teams, levando essa causa tão nobre pra frente”, exalta a supervisora do programa, Daniele Nascimento.