A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar - CEVID do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná foi criada em 2011 por meio da Resolução nº 20/2011 do Órgão Especial.

A CEVID é responsável pela elaboração e execução de políticas públicas no âmbito do Poder Judiciário relativas às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

Tem como principal atribuição elaborar sugestões para o aprimoramento da estrutura do Judiciário no combate e prevenção à violência doméstica e familiar contra as mulheres. Também oferece suporte aos magistrados, servidores e equipes multidisciplinares que atuam na temática e promove a articulação interna e externa do Poder Judiciário com outros órgãos governamentais e não governamentais.

Ainda, recepciona dados, sugestões e reclamações referentes aos serviços de atendimento à mulher em situação de violência, promovendo os encaminhamentos e divulgações, bem como fornece os dados referentes aos procedimentos que envolvam a Lei Maria da Penha ao CNJ, para que se promovam as mudanças e adaptações necessárias junto aos sistemas de controle e de informações processuais existentes.

Além disso, a CEVID promove diversas ações para concretização da Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, abrangendo diferentes frentes de atuação.

Para que tudo isso seja possível, a CEVID conta com muito apoio e parcerias de instituições, órgãos e pessoas que também buscam a igualdade de gênero e o combate e prevenção à violência contra a mulher.

A gestão atual (Biênio 2023-2024) é composta pela Desembargadora Ana Lúcia Lourenço, Coordenadora da CEVID, e pelo Juiz de Direito Marcos Antônio da Cunha Araújo, Vice-Coordenador da CEVID.

 

Para mais informações sobre a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar - CEVID do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, acesse o Guia Institucional abaixo.

 

      

 

 

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS!

 

 

 INSTAGRAM CEVID

 FACEBOOK CEVID

 YOUTUBE CEVID

 

 

CONTATOS CEVID:

cevid@tjpr.jus.br

(41)3200-2145

(41)3200-3559

(41)3200-3556

(41)3200-3115

 

 

 

 

 

Última atualização em: 18 de maio de 2023.

 

Palácio da Justiça - Prédio anexo - 8° andar - Sala 801 - Rua Prefeito Rosaldo Gomes Mello Leitão, s/n - Centro Cívico - Curitiba/PR - CEP: 80530-912 

Telefone: (41) 3200-3556 / (41) 3200-3115 / (41) 3200-3559 / (41) 3200-2145 (WhatsApp) - E-mail: cevid@tjpr.jus.br

Miniatura  Miniatura  Miniatura

GRUPO DE VOLUNTÁRIOS ELOS INVISÍVEIS APRESENTA RELATÓRIO COM AS AÇÕES NO ANO DE 2023

O Instituto Elos Invisíveis apresentou um relatório com a descrição das atividades realizadas no período de janeiro a dezembro de 2023, durante a implementação do Programa de Combate à Violência Doméstica desenvolvido pelo Grupo de Voluntários Elos Invisíveis com o apoio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar – CEVID do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, em comunidades carentes de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral.

No período entre janeiro à dezembro de 2023, o Programa de Combate à Pobreza Menstrual e Violência Doméstica, desenvolvido pelo Grupo elos Invisíveis atendeu aproximadamente 2.650 (duas mil seiscentos e cinquenta) mulheres em situação de vulnerabilidade social.

O programa foi desenvolvido em 4 (quatro) comunidades carentes de Curitiba (Vila Pantanal; Tatuquara; Alto Boqueirão e Caximba), além de 4 (quatro) comunidades carentes de municípios da região metropolitana (Colombo e Fazenda Rio Grande), como o Atuba; Vila Zumbi, Pioneiros e Iguaçu 2. Ao total foram arrecadados 18.716 (dezoito mil setecentos e dezesseis) itens de higiene, distribuídos em 2.650 (dois mil e seiscentos e cinquenta) kits, entregues durante a realização de 17 (dezessete) palestras e 8 (oito) rodas de conversas.

Aproximadamente 5.300 informativos sobre violência doméstica e 1.200 folders sobre pobreza menstrual – cedidos em parte pela CEVID do TJPR – foram distribuídos durante a realização das ações. 

Durante as ações, ainda, foram distribuídas aproximadamente 20 (vinte) mil peças de roupas e 1.200 (mil e duzentos) quilos de alimentos.

Confira o relatório completo aqui.

Ainda, foi produzido um vídeo com os dados constantes no relatório, clique aqui para acessar: https://youtu.be/Es8PGaKICAE?si=cneBcxT45MZ0a_d6