Nota de falecimento do Desembargador aposentado Francisco de Paula Xavier Neto
É com extremo pesar que o TJPR comunica o falecimento do Desembargador Francisco de Paula Xavier Neto. O magistrado tinha 67 anos e morreu após sofrer um mal súbito na manhã desta quinta-feira, (15).
O Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, Desembargador Clayton Camargo decreta luto oficial de três dias.
O velório será no Crematório Vaticano - capela esmeralda a partir das 21h. Rua Des. Hugo Simas nº 26, São Francisco. A cremação será realizada às 16h desta sexta-feira (16).
Trajetória - O desembargador nasceu em 27 de janeiro de 1946 em União da Vitória. Bacharelou-se em 1968, pela Faculdade de Direito da UFPR. Em 1969 iniciou sua carreira de magistrado e judicou nas comarcas de Alto Paraná, Pato Branco, Maringá e, em Curitiba, a partir de 1977. Em 1984 assumiu o cargo de Juiz de Alçada e, em 1993, o de Desembargador. Eleito presidente da Associação dos Magistrados do Paraná em 1988 e reeleito na gestão seguinte. Ocupou a vice-presidência da Associação dos Magistrados Brasileiros em 1990/91, sendo escolhido para presidir a instituição nacional no período de 1992/93.
Especialista em Direito Processual Civil, em razão de Curso de Especialização em Direito Processual Civil ministrado pelo Professor Arruda Alvim, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, nos anos de 1973 / 74. Professor de Direito Penal Executivo, no curso de habilitação específica e de especialização a já graduados, na Faculdade de Direito de Curitiba em 1979. Foi professor de Processo Civil, no curso de especialização mantido pelo Instituto Paranaense de Cultura Jurídica, em convênio com a Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná em 1981/82. Fez estágio na República Federal da Alemanha, sobre Organização Judiciária e Processo Civil, em Universidades, Juízos e Tribunais, com duração de 90 dias, a convite do Deutscher Akademischer Austauschdienst em 1981.Professor convidado para o curso de pós-graduação da Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul, em 1984.
Francisco de Paula Xavier Neto chegou à presidência da Amapar após memorável campanha, chamada Novos Rumos, nome adotado pelo boletim e, mais tarde, pela revista.